Este blog servirá de "portfólio digital" (webfólio), disponibilizando materiais utilizados e criados em sala de aula e dicas culturais sob coordenação da Artista Plástica e Arte Educadora Greice De Barba. Assim, cria-se um espaço virtual para os alunos ter acesso a conteúdos interessantes, atualizados e de qualidade. Quem quiser ter seu material postado neste espaço, envie para: alunosdagreice@gmail.com
quarta-feira, 26 de maio de 2010
segunda-feira, 17 de maio de 2010
FLIP ART - por Cassiel
Essas formas de arte que chamam a atenção único, chamado tecnicamente de "Lenticular", são criados a partir de uma cópia de sua pintura original.
· FLIP ARTE: A arte muda "vira" diante de seus olhos quando visto de diferentes ângulos, da esquerda para a direita.
· ART 3D: O espectador "olha para até seis camadas mais profundas na obra de arte.
Aqui estão algumas maneiras que um ou mais Flip Obras podem ser feitas a partir de sua pintura:
Seu veículo, uma tira de arrastar a partir da linha e, em seguida, lançando para fora o carro em chamas.
Se você tiver dois carros, a arte pode ser feito para inverter a partir de um veículo para outro, com o mesmo ou dois diferentes origens.
Conversíveis podem ser mostrados com a parte superior para cima e quando "virada", a top aparece para baixo.
Duas origens completamente diferentes podem ser destacados. Por exemplo: Seu carro em uma praia, em seguida, em um restaurante. As escolhas são infinitas.
Uma versão do estoque de seu carro pode ser mostrado com todo o fundo, em seguida, lançando, o veículo aparece em toda sua glória personalizado.
Seu veículo pode ser mostrado com todo o fundo, em seguida, lançando, todas as estatísticas de seus carros aparecem. Cut-aways são espetaculares Flip art. Quando virou, todo o funcionamento interno do seu veículo aparecer.
Estas são apenas algumas das maneiras Flip arte pode funcionar para você. Deixe sua imaginação correr solta!
quinta-feira, 13 de maio de 2010
COLDPLAY x FRIDA KAHLO - por Talissa
sexta-feira, 7 de maio de 2010
HIPER-REALISMO - por Camila e Milene
Teve início em 1968, expandindo-se no início dos anos 70, tendo grande popularidade na Inglaterra nos Estados Unidos.
Características
-Precisão de detalhes. (Sombra, luz, brilho, textura, ...)
-Temas da realidade. (Pessoas, paisagens, animais, ...)
-Uso de imagens “pré-fabricadas”.
-Cor realista
Técnicas
-Uma das técnicas utilizadas pelos pintores hiperrealistas é o Airbrush. Os efeitos, texturas e gradientes que são obtidos através de um aerógrafo é muito mais difícil usando técnicas tradicionais.
-Trompe-l'oeil : é uma técnica artística que, com truques de perspectiva, cria uma ilusão óptica que mostre objetos ou formas que não existem realmente.
Artistas Destacados
Pintores: Chuck Close, Duane Hanson, Richard Estes, George Segal.
Escultores: De Andrea, David Hanson, Ron Mueck, Jorge Melício.
ARTE CONCEITUAL - por Cássio, Ronaldo e Vinícius
É fruto de uma vanguarda surgida na Europa e nos EUA, no fim dos anos 60 e meados dos anos 70, parte em reação ao formalismo. Considera o caráter mental da criação acima da aparência e existência final de uma obra.
Em 1961, num texto escrito por Henry Flynt, o termo “arte conceitual” aparecia pela primeira vez. Flynt defendia que os conceitos são as verdadeiras matérias da arte, sendo as idéias mais importantes do que a execução do “produto final artístico”.
É considerado um movimento artístico moderno e contemporâneo, a ideia é vista como a máquina da arte. Na arte conceitual há o uso de fotografias, mapas, textos, instruções descritivas da obra, que muitas inexiste materialmente.
Neste movimento há uma ojeriza por artefatos de luxo, pois o luxo é visto como tradicional. O movimento esteve forte até o ano de 1978, sendo aberta uma concepção mais pós-conceitualista.
STOP MOTION - por Dionisio e Mateus
Os modelos são movimentados e fotografados quadro a quadro. Estes quadros são posteriormente montados em uma película cinematográfica, criando a impressão de movimento. Nesta fase podem ser acrescentados efeitos sonoros como fala ou música.
Um dos muitos filmes feito com a técnica de stop motion foi O Estranho Mundo de Jack (1993), de Tim Burton. Outros como A Fuga das Galinhas, A Noiva Cadáver, Wallace e Gromit, O Fantastico Sr. Raposo (2009), de Wes Anderson, são exemplos de filmes em stop motion. São várias as vertentes do cinema criado com esta ideologia, majoritariamente trabalhos de animação, pelo o que os trabalhos ficam com um toque característico distinto.
Atualmente no Brasil a produtora Animaking esta produzindo um longa metragem na técnica stop motion chamado Minhocas, onde o Brasil será o primeiro país da América Latina a produzir em tal técnica.
BODY ART - por Vitor e Wellynton
O espectador pode atuar não apenas de forma passiva mas também como voyeur ou agente interativo. Via de regra, as obras de body art, como criações conceituais, são um convite à reflexão.
Foi na década de 1960 que essa forma de arte se popularizou e se espalhou pelo mundo. Há casos em que a body art assume o papel de ritual ou apresentação pública, apresentando, portanto, ligações com o Happening e a Performance. Outras vezes, sua comunicação com o público se dá através de documentação, por meio de videos ou fotografia.
Suas origens encontram referências no início do séc.I na premissa de Marcel Duchamp em que "tudo pode ser usado como uma obra de arte", inclusive o corpo. Além de Duchamp, podem ser considerados precursores da body art o francês Yves Klein, que usava corpos femininos como "pincéis vivos", o americano Vito Acconci e o italiano Piero Manzoni.
quinta-feira, 6 de maio de 2010
Webfólio das aulas de Artes
Todos estão convidados a comentar e colaborar com as postagens do blog.